quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Pedaços da nossa vida – A «Messe do Firmino»


A Messe do Firmino era o nosso principal local de culto do ISM. Diríamos, mesmo, o nosso santuário, pois era o único refúgio onde se não estudava, onde se não tinham aulas e onde se não faziam testes. Ali tínhamos, sim, magnas reuniões três vezes ao dia – pequeno almoço, almoço e jantar –, sempre cumpridas com a maior elevação, porém algumas vezes sem grandes resultados para o estômago.
Na Messe do Firmino abordavam-se os mais variados e candentes assuntos: dizia-se mal dos mestres, das fotocópias, das «secas» ao aluno-de-dia, do tempo de Águeda e, pontualmente, também da comida. Dizer bem de alguma coisa não me lembro, mas admito que tenha acontecido: há gente capaz de tudo.
De vez em quando também havia algum mais «marrão» que ia falar das aulas para um lugar daquela categoria, mas havia logo quem silenciasse o inconveniente infiltrado.
Especialmente agradáveis eram os momentos de espera à abertura da porta, em que a malta, enquanto gozava os escassos momentos de liberdade e o raro soalheiro, vivia a sempre adiada expectativa de uma refeição «cinco estrelas».
-:+:-
O cartoon – ligeiramente adaptado – é do Álvaro Matos, do Curso B – Onde é que andas, companheiro?! –, e consta do Livro de Finalistas do 1.º Curso do ISM.

Sem comentários: