quinta-feira, 27 de maio de 2010

Almoço de 2010


De novo, e desta vez em Vila Nogueira de Azeitão, se realizou o habitual almoço de confraternização do 1.º Curso do ISM. Teve lugar no passado domingo, 23 de Maio, sob a responsabilidade do nosso camarada e amigo Duarte Nunes, da turma 1 do Curso A. O local foi perfeito – o antigo Convento de São Domingos – e o respasto, excepcional, digno dos frades dominicanos que ali viveram.
Com estas condições maravilhosas, com um esplendoroso dia de sol primaveril, a parte fraca esteve na afluência dos camaradas. Escuso-me de exaltar a especificidade que foi timbre do 1.º Curso, como me escuso de lembrar a camaradagem e o espirito de corpo que nos impulsionaram para as iniciativas que tivemos de levar a cabo, contra tudo e contra todos, quando, mal acabado o curso, nos deparámos com expectativas negativas de carreira.
Foi com esse pulsar de equipa, com essa união de esforços, que vencemos. É um facto que entretanto envelhecemos, mas não esquecemos os momentos ímpares, não só daqueles sofridos dois anos, como também das deliciosas confraternizações que anualmente vimos fazendo.
Na sua comunicação de boas-vindas, Duarte Nunes, expressou, em palavras magoadas, a sua tristeza pela pouca aderência verificada, salientando que alguns camaradas lhe tinham comunicado a sua indisponibilidade, invocando motivações diversas, mas sublinhando que o seu desgosto era ainda maior ao constatar que muitos deles ignoraram a correspondência, que lhes fora enviada, sem uma palavra sequer. Perante isto, Duarte Nunes pôs ainda à reflexão se deve continuar-se com a convocatória generalizada a todo o curso, ou se devem as confraternizações passar a fazer-se, através de contactos informais, pelos que comparecem habitualmente.
Evidentemente, é desanimador organizar um evento destes, com prazer e vontade de agradar, e, depois, gorar expectativas. Esperemos que as coisas melhorem, e o pessoal faça um esforço suplementar. É que já não nos restam muitos anos para fazer destes esforços suplementares!...
Antes da retirada, e como é hábito, procedeu-se à eleição do próximo organizador, que será o nosso camarada e amigo Eufémio, do Curso C.
Oxalá o seu discurso de boas-vindas possa ser mais animador e radiante.






Sem comentários: