terça-feira, 27 de novembro de 2007

Pedaços da nossa vida – A Automotora


A vida do aluno do ISM era dramaticamente intensa e trabalhosa, se tivermos em conta que a nossa média etária andava pelos quarenta anos, já caldeados por duas, três ou mais comissões no Ultramar, cada uma com pelo menos dois anos.
Esta vinda para Águeda, se bem que há muito esperada por todos, era mais outra comissão, com um cariz bem diferente, é certo, mas que também implicava uma dolorosa separação da família. Os fins-de-semana eram ansiosamente aguardados: tal como vinte anos antes, quando éramos jovens recrutas e metíamos a célebre «dispensa de formaturas», para podermos ir à terra, ver os pais e as namoradas.
Alguns minutos após o final da última aula de sexta-feira, aí íamos nós direitos à estação, para apanharmos a automotora que fazia o ramal de Águeda para Aveiro. Aqui já nos dispersávamos, tomando os comboios para os nossos destinos, quer para norte quer para sul, mas aquela meia-hora em que viajávamos juntos (e às vezes apinhados) era muito descontraída e alegre, sobretudo quando calhava a vir a automotora mais velhinha, de cor azul, sobre a qual um certo revisor nos disse ser uma «máquina sempre pronta a andar, apesar de ser da vossa idade ou mais velha do que os senhores».


Na imagem: Automotora ME 51-53 (1940/1), com motor Chevrolet, construída nas Oficinas do Vale do Vouga nos anos de 1940 e 1941. Lotação: 10 lugares de 1.ª classe, 15 de 2.ª classe e 5 de pé (Museu da CP – Espaço Museológico de Macinhata do Vouga).

1 comentário:

A Vilhena disse...

A ferrovia de há um século foi ficando pelo caminho, mesmo quando os recursos técnicos permitiam reconfigurá-la para as necessidades de novos tempos.
Foi-se extinguindo, linha a linha, com a argumentação da pobreza do país, e da falta de recursos.